segunda-feira, 26 de outubro de 2009

FPT lança tecnologia que controla entrada de ar no motor

Sistema faz abertura das válvulas de admissão de ar com auxílio de um pistão mecânico, com objetivo de reduzir consumo, emissões e elevar o desempenho

Carolina Vilanova








A FPT Powertrain Technologies acaba de apresentar uma nova tecnologia que gerencia a admissão de ar para dentro do motor, com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes e aumentar a economia de combustível. Batizada de MultiAir, o sistema faz o acionamento eletroidáulico das válvulas, permitindo o controle do ar admitido pelo motor, com capacidade ainda de aumentar a potência em até 10%.

O MultiAir foi desenvolvido para equipar todos os tipos de motores: a álcool, gasolina, gás ou até mesmo diesel, sendo que a primeira aplicação será no Alfa Romeu MiTo, na Europa, a partir de setembro. Com essa tecnologia é possível atingir a mistura ar-combustível mais próxima do ideal, de acordo com as condições do veículo em um determinado momento.
A engenharia da marca explica que o controle da potência é feito pela dosagem do ar aspirado e o sistema de injeção garante a injeção do combustível necessário para a queima perfeita.

O funcionamento do MultiAir é feito com o auxilio de um pistão, movido por um came mecânico, conectado à válvula de admissão por meio de uma câmara hidráulica controlada por uma válvula solenóide.

A válvula solenóide abre e fecha de acordo com o óleo na câmara hidráulica, que transmite para as válvulas de admissão o movimento de abertura imposto pelo came mecânico.

Então é feito o controle do tempo de fechamento e abertura da válvula solenóide, que por sua vez, permite várias programações de abertura das válvulas de admissão para passagem do ar no motor.

Entre as vantagens do sistema para motores a gasolina ou flex, a FPT destaca o aumento da potência em até 10%, torque otimizado em 15% em baixas rotações, melhora da combustão, redução de 10% de emissões e de consumo de combustível. Se necessário, pode ser aplicado num motor turboalimentado sem nenhum problema, e assim reduzir em até 25% o consumo.

A diretoria da FPT declarou que o preço do motor não vai ser muito elevado por conta do sistema, mas não sabe especificar o quanto. Para a empresa, o Multiair representa para os motores gasolina e flex a mesma evolução que o Common Rail foi para os motores diesel.


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