Carolina Vilanova
A FPT Powertrain Technologies acaba de apresentar uma nova tecnologia que gerencia a admissão de ar para dentro do motor, com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes e aumentar a economia de combustível. Batizada de MultiAir, o sistema faz o acionamento eletroidáulico das válvulas, permitindo o controle do ar admitido pelo motor, com capacidade ainda de aumentar a potência em até 10%.
O MultiAir foi desenvolvido para equipar todos os tipos de motores: a álcool, gasolina, gás ou até mesmo diesel, sendo que a primeira aplicação será no Alfa Romeu MiTo, na Europa, a partir de setembro. Com essa tecnologia é possível atingir a mistura ar-combustível mais próxima do ideal, de acordo com as condições do veículo em um determinado momento.
A engenharia da marca explica que o controle da potência é feito pela dosagem do ar aspirado e o sistema de injeção garante a injeção do combustível necessário para a queima perfeita.
O funcionamento do MultiAir é feito com o auxilio de um pistão, movido por um came mecânico, conectado à válvula de admissão por meio de uma câmara hidráulica controlada por uma válvula solenóide.
A válvula solenóide abre e fecha de acordo com o óleo na câmara hidráulica, que transmite para as válvulas de admissão o movimento de abertura imposto pelo came mecânico.
Então é feito o controle do tempo de fechamento e abertura da válvula solenóide, que por sua vez, permite várias programações de abertura das válvulas de admissão para passagem do ar no motor.
Entre as vantagens do sistema para motores a gasolina ou flex, a FPT destaca o aumento da potência em até 10%, torque otimizado em 15% em baixas rotações, melhora da combustão, redução de 10% de emissões e de consumo de combustível. Se necessário, pode ser aplicado num motor turboalimentado sem nenhum problema, e assim reduzir em até 25% o consumo.
A diretoria da FPT declarou que o preço do motor não vai ser muito elevado por conta do sistema, mas não sabe especificar o quanto. Para a empresa, o Multiair representa para os motores gasolina e flex a mesma evolução que o Common Rail foi para os motores diesel.
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