Fonte: Automotive Business e Folha de S. Paulo - 22/02/2013
Em comunicado divulgado ontem (21), além de diversas imagens, a
Volkswagen revelou informações técnicas do modelo com portas de abertura
vertical, o terceiro projeto ecologicamente correto desenvolvido pela
fabricante alemã, que já apresentou em 2002 o 1-Litre e, em 2009, o L1,
exibido como protótipo no Salão do Automóvel de São Paulo em 2010.
O
veículo tem motor de 800 cc e dois cilindros com turbocompressor, capaz
de alcançar 48 cavalos de potência. O propulsor trabalha em conjunto
com um elétrico abastecido por bateria de íon-lítio de 5.5 kWh e que
gera 27 cavalos. Juntos, fazem o conversível acelerar de 0 a 100 km/h em
12,7 segundos, atingindo velocidade máxima de 160 km/h, limitada
eletronicamente. O híbrido possui transmissão de sete velocidades e
embreagem dupla. A emissão de CO2 é de apenas 21 g/km (ciclo europeu).
Fora a motorização, a Volkswagen explica que o design do XL1 também foi
crucial para tamanha redução de consumo. Com 1,15 metro de altura, 3,8
de comprimento e 1,6 de largura, ele tem coeficiente aerodinâmico de
0,18 e pesa apenas 795 quilos graças a uma carroceria feita com painéis
reforçados de fibra de carbono.
A montadora afirmou que planeja produzir versões do compacto Up! com tecnologia semelhante.
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