O ônibus, um modelo 4x2 com motor FPT Cursor 8, começa a circular em 29
de outubro, na linha 1280 Lindeia – Via Cidade Industrial, operada pela
Turilessa. Desenvolvido na Europa, o veículo tem câmbio automático,
suspensão pneumática e tem capacidade para 42 passageiros sentados. Pode
ser encarroçado para aplicações urbanas ou rodoviárias.
“Essa parceria se destaca por unir a última novidade da Iveco, que
entrou recentemente no mercado de ônibus, com o que há de mais avançado
em tecnologia de combustível alternativo no País. O GNV é uma solução
técnica e economicamente viável que traz verdadeiros benefícios ao meio
ambiente e à economia”, afirma Marco Mazzu.
Segundo a montadora, os estudos de veículos movidos a GNV mostram que
seus motores emitem 95% menos óxido de nitrogênio, substância
responsável pela chuva ácida, e 99% menos material particulado em
comparação com veículos movido a diesel comum. A queima do gás natural
não produz óxido de enxofre e reduz cerca de 22% a emissão de CO2. A
tecnologia também reduz entre 10% e 30% o custo operacional e traz
redução em 6 decibéis do nível de ruído, em comparação ao mesmo modelo
movido a diesel.
Na Europa, onde a Iveco é vice-líder de vendas no segmento de ônibus,
rodam cerca de 3 mil veículos urbanos movidos a GNV. A América do Sul
tornou-se o foco da empresa para a introdução dessa tecnologia. No
Brasil, a montadora testa outros modelos com o gás natural, como um
Daily furgão, também em Belo Horizonte, um Daily versão chassi/cabine,
testado em São Paulo, e dois caminhões Tector GNV para coleta de lixo,
um em Porto Alegre (RS) e outro em São Bernardo do Campo (SP).
Em outros países da região, a Iveco entregou modelos Daily movidos a
gás na Colômbia e Venezuela, sendo que neste último foram 300 unidades.
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