Fonte: Inovação Tecnológica - 24/10/2012 Mesmo sendo a base de toda a indústria atual, a imagem do aço não mudou muito ao longo das últimas décadas. Ele continua sendo forte e durável, mas também é pesado e difícil de conformar, gerando produtos - carros, por exemplo - que poderiam ser mais leves e mais ambientalmente amigáveis.
A solução pode estar a caminho, segundo resultados anunciados por
pesquisadores de várias universidades europeias, reunidos no projeto
PROMS. O grupo afirma ter produzido um novo tipo de aço que é mais leve,
mais dúctil e ultraforte, em comparação com os aços tradicionais. A
chave da inovação está em um processo que permite a fabricação de aços
com alto teor de manganês.
Liga de aço-manganês
A maioria dos aços contém até 1,2% de manganês, enquanto as chamadas
ligas de aço-manganês, ou ferro-manganês, têm cerca de 13% de manganês. O
novo aço tem um teor de até 25% de manganês - essencialmente uma liga
de ferro-manganês.
O aço, tanto o novo quanto os atuais, têm frações percentuais de outros
elementos, como silício, níquel, cromo, alumínio, molibdênio e cobre - o
percentual de cada um varia conforme a aplicação.
O problema de fabricar aços com alto teor de manganês é que o
percentual desses outros elementos precisa ser ajustado com muita
precisão para que o metal final não perca suas qualidades. Os
pesquisadores logo viram que a indústria ainda não faz isso porque o
processo atual de fabricação do aço não permite.
Novo processo de fabricação de aço
O jeito foi inventar um processo novo. "Esse aço de alta resistência
não pode ser fabricado pelo sistema de lingotamento contínuo
convencional," explica Karl-Heinz Spitzer, da Universidade Clausthal de
Tecnologia, na Alemanha.
"Ele precisa de novas tecnologias de produção. O projeto mostrou que,
com a combinação correta de elementos, a produção em massa de aços com
alto teor de manganês é possível usando tanto a rota de altos-fornos
quanto a rota de forno de arco voltaico," completou.
Para demonstrar isso, a equipe contou com a participação da siderúrgica
Salzgitter, que aceitou o desafio de construir a primeira linha de
produção do novo aço-manganês. Segundo a empresa, como o novo aço
precisa ser fabricado em lâminas mais finas - 8 a 15 milímetros (mm),
contra 200 a 250 mm do aço convencional - o processo economiza até 75%
de energia.
Aços leves
Aços mais resistentes são particularmente interessantes para a
indústria automobilística, permitindo reduzir o peso dos carros e, em
decorrência, seu consumo de combustível. Outras áreas onde esses aços
superfortes podem ser usados incluem as termoelétricas, onde eles
resistem mais à oxidação e à corrosão, sem perder a ductilidade. "Há uma
ampla gama de aplicações industriais onde esses aços de alta
resistência poderão ser usados," resume Spitzer.
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