Fonte: Autoviva Portugal - 26/04/2013
"Os resultados mostram que esta tecnologia combinada com um motor turbo
de quatro cilindros tem o potencial para reduzir o consumo de
combustível em até 25% em comparação com um motor turbo de seis
cilindros com um nível de desempenho comparável. Dando ao condutor 80
cavalos de potência extra, faz um carro com um motor de quatro cilindros
acelerar como um com uma unidade de seis cilindros", revelou o diretor
de engenharia da Volvo, Derek Crabb.
A unidade Volvo utiliza um sistema de recuperação de energia cinética
do volante inercial no eixo traseiro. Na travagem, o motor de combustão
interna que aciona as rodas dianteiras desliga e o volante inercial gira
até às 60.000 rpm. Quando o carro começa a mover-se novamente a inércia
é transferida para as rodas traseiras e o motor arranca de novo.
O volante inercial é feito de fibra de carbono e pesa cerca de 6 kg com
20cm de diâmetro. O volante gira no vácuo para minimizar a fricção. E
ele não é suficiente para conduzir o carro em distâncias significativas
como um híbrido com bateria poderia, mas fornece energia suficiente para
que o carro arranque sem usar o motor. Isso economiza o combustível
normalmente utilizado para acelerar o carro. Por essa razão, o sistema é
mais vantajoso na condução em cidade devido às constantes paragens e
arranques.
O sistema também oferece grandes vantagens em termos de desempenho. O
carro de teste S60 com um motor de quatro cilindros e o volante inercial
híbrido conseguia acelerar até aos 100km/h em 5.5 segundos, o que é 0,4
segundos mais rápido do que um S60 T6.
Confira a animação criada pela Volvo sobre o sistema:
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