Chamado
de Hiriko, o veículo criado por uma equipe de pesquisadores do Media
Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), incorpora conceitos
ligados à sustentabilidade e mobilidade urbana. o Hiriko tem chassi
dobrável, para ocupar um espaço reduzido quando estacionado, sistema
drive-by-wire, habilidade de girar sobre seu eixo, Robot Wheels (módulo
inovador que torna cada roda independente) e motor elétrico.
De acordo com
expectativas dos pesquisadores, o carro deve começar a ser
comercializado em 2013, em algumas cidades européias, pelo valor de US$
16 mil.
O veículo faz parte do Projeto "Cidades Inteligentes", uma iniciativa
do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que tem o
objetivo de pesquisar sistemas mais eficientes de mobilidade urbana.
Concebido por uma equipe de estudantes do MIT, liderada pelo falecido
professor William J. Mitchell (1944-2010), o CityCar (agora apelidado de
Heiriko) é um carro para dois passageiros e com capacidade de dobrar
para facilitar o estacionamento em grande cidades, por exemplo.
Inovações
O projeto utiliza uma nova tecnologia chamada Robot Wheels. Os módulos
das Robot Wheels são controlados eletronicamente, usando o sistema
drive-by-wire, que é muito comum na indústria aeroespacial, e está
ligado aos quatro cantos do chassi dobrável projetado pela equipe do
MIT.
A remoção de elementos tradicionais dos automóveis comuns, como motor a
gasolina e transmissão, permite um chassi livre, que tem espaço para as
articulações.
Quando
estão em sua forma reduzida, ou seja, dobrados, cabem três CityCars em
uma única vaga de estacionamento tradicional. O veículo tem um alcance
de mais de 100 quilômetros com uma única carga e é capaz de ser
rapidamente carregado, utilizando as mais recentes tecnologias de
baterias de ións de lítio desenvolvidas pela indústria. O veículo chega a
uma velocidade de 50km/h.
Projeto
O professor Mitchell liderou o grupo de pesquisa "Cidades
Inteligentes", que projetou o CityCar para solucionar os maiores
problemas que as grandes cidades enfrentam atualmente:
congestionamento, emissões de poluentes e ruído. O grupo conta com uma
equipe multidisciplinar de arquitetos, engenheiros mecânicos,
engenheiros elétricos, cientistas da computação, neurologistas,
sociólogos e economistas.
A General Motors patrocinou o Media Lab até o ano de 2008. A partir de
então, o grupo conta com o apoio de um consórcio basco (Espanha) para
melhorar o design e tecnologia do CityCar e possibilitar sua
comercialização por parte da indústria.
Assista ao vídeo [em inglês] sobre o Hiriko: