Até o momento, algumas indústrias conseguiram unir peças de alumínio e
aço pelo processo de solda a ponto, a soldagem contínua dos dois metais
diferentes ainda não era possível.
O
método desenvolvido pela Honda gera uma ligação estável entre o aço e
alumínio, movendo uma ferramenta rotativa na peça de alumínio,
posicionada sobre a de aço. Como resultado, de acordo com a fabricante,
há uma união tão ou mais resistente que a soldagem tradicional, com gás
inerte aplicada entre peças de alumínio.
Vantagens
A Honda afirma que a nova tecnologia resulta em mais economia de
combustível e redução do peso do subchassi em 25% em relação a um de aço
convencional. Além disso, o consumo de energia durante o processo de
soldagem tem uma queda de quase 50% e o equipamento tem dimensões
compactas, podendo ser utilizado por um robô industrial comum.
O processo também permite aos engenheiros adotar novo design para os
subchassis, permitindo o reposicionamento dos pontos de montagem da
suspensão, o que aumenta a rigidez do conjunto em 20%, contribuindo para
melhorar a dinâmica dos carros.
A técnica também pode ser usada para unir alumínio com alumínio,
aumentando sua versatilidade. Na linha de produção, a aplicação do novo
sistema é controlada por um sistema de inspeção que utiliza uma câmera
de infravermelho e laser, que confere a qualidade da união das peças.